mardi 7 juin 2011

There's something happening here: #15M e um outro mundo possível.




to em Madrid, cidade que tem Guernica num dos maiores e melhores museus. to no meio da revolução. todo movimento #15M: http://vimeo.com/24395865

bom, a cidade tá muito irada e meio tensa, muita polícia por tudo e sobretudo na área da praça que tá ocupada. toda galera notando isso e comentando. daí hoje passei toda a tarde no Museu do Prado vendo tipo Goya, Velazquez, El greco e Ribera. absurdamente bom. até que eu saio pra fumar um cigarrinho na frente da entrada principal. tentei interagir com um pessoal que tava evidentemente trampando. trabalhavam no museu e meio que não me deram muito papo. até troquei umas palavras com dois polícias que eram torcedores do Atlético de Madrid e, evidentemente, conheciam o Grêmio de Porto Alegre. mas, enfim, durante esse tempo, depois do cigarrinho, eu fiz várias photos. e várias pegando o museu e a presença remarcável dos polícias e de camêras pela linda fachada do museu. 
quando eu vi, um policial à paisana me abordou. me fez um puta interrogatório, tentou tocar o terror de confiscar minha camêra e fez eu mostrar TODAS as minhas fotos de Madrid pra ele e deletar TODAS em que aparecessem cameras e políciais. imaginem a expressão dele quando ele viu as minhas inúmeras fotos da Puerta del Sol. 
eu pedi desculpas, falei que não sabia que era proibido e me justifiquei falando que me interessa o assunto porque eu estudo violencias politicas e bláblá. o cara falou que não queria saber de desculpas. tenso. toda essa ladainha durou uns bons e longos minutos. meu único momento de redenção foi um comentário demasiado irônico, depois que me devolveram meu passaporte, agradecendo a delicadeza e a educação.

#15M manda um alô pros homens de farda!

entendam o galeano afim de entender o que tá acontecendo: http://www.youtube.com/watch?v=mdY64TdriJk&feature=player_embedded

depois, quando eu parar de viver intensamente, eu escrevo sobre o que eu to vivendo e sobre o que a Espanha tá vivendo. Postarei, já na França por n motivos, as fotos dos malucos que querem mudar o mundo e tão acampados na Puerta del Sol!

PS: Orwell tava certo.

PS2: Berlusconi perdeu em Milão!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire